Ide e Pregai

O Documentário é um resumo da história das Assembléias de Deus no Brasil a começar pela chegada dos missionários e pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará.

Ide e Pregai Titulo da Imagem

O Espelho dos Mártires

O Documentário relata em detalhe o modo de vida e as persiguições que sofreram os cristão primitivos e como foram martirizados os Apóstolos de Cristo.

O Espelho dos Mártires Titulo da Imagem

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto

O Ministério Living Waters, dos Estados Unidos, produziu recentemente um documentário impactante e fantástico sobre o aborto. O filme traz como título ‘180’ e instiga as pessoas a mudarem de opinião sobre o aborto e outras questões bíblicas.

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto Titulo da Imagem

O que significa santo na Bíblia?

>> sábado, 29 de dezembro de 2012

Uma das expressões bíblicas mais mal compreendidas é a expressão “santo”. Ela ganhou um significado popular um pouco diferente do significado bíblico. Normalmente, quando falamos em santo o que logo vem à mente das pessoas são as imagens (fotos ou esculturas – como a que está abaixo) de homens exemplares em seus procedimentos, que têm status de milagreiros diante do povo e foram canonizados pela igreja Católica Romana. As pessoas também usam a expressão para designar alguém com um procedimento exemplar e diferente do padrão normal da sociedade. Quando alguém tem um procedimento muito correto é chamado de santo ou de santinho pelas pessoas.
O que significa santo na Bíblia?

BIBLICAMENTE O QUE É UM SANTO?

Santo na Bíblia é aquele que possui santidade. Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Nesse sentido, qualquer pessoa pode ser santa, não necessitando que seja perfeita (o que ninguém consegue ser) e nem que milagres aconteçam pelas suas mãos. A única exigência é a santidade estar presente em sua vida. Por isso, a Bíblia declara:

“pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pe 1. 15)
Santo na Bíblia também é usado para se referir a Deus. Significa que o Senhor é moralmente puro, perfeito, justo e que Ele é separado de qualquer coisa má e imperfeita. Ele é o modelo supremo de santidade perfeita. Os santos devem buscar a sua santidade diretamente na fonte dela, ou seja, em Deus, conforme nos ensina a Palavra de Deus:

“porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1. 16).
Santo na Bíblia também pode ser aplicado a coisas. No Antigo Testamento, além de pessoas santas, vemos que algumas coisas também eram separadas (santas) para o uso nos trabalhos dedicados a Deus e, por isso, eram consideradas santas e consagradas. Um bom exemplo está nesse texto:

“Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção. Com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, e o altar do holocausto com todos os utensílios, e a bacia com o seu suporte. Assim consagrarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.” (Êx 30.25-29)
Espero que o sentido da palavra santo possa ter ficado claro a todos. Deixemos as concepções erradas e abracemos a concepção verdadeira que está na Palavra de Deus!

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin