Ide e Pregai

O Documentário é um resumo da história das Assembléias de Deus no Brasil a começar pela chegada dos missionários e pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará.

Ide e Pregai Titulo da Imagem

O Espelho dos Mártires

O Documentário relata em detalhe o modo de vida e as persiguições que sofreram os cristão primitivos e como foram martirizados os Apóstolos de Cristo.

O Espelho dos Mártires Titulo da Imagem

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto

O Ministério Living Waters, dos Estados Unidos, produziu recentemente um documentário impactante e fantástico sobre o aborto. O filme traz como título ‘180’ e instiga as pessoas a mudarem de opinião sobre o aborto e outras questões bíblicas.

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto Titulo da Imagem

INRI – O que significa as iniciais, afixadas na Cruz de Cristo?

>> terça-feira, 7 de agosto de 2012



 INRI – O que significa as iniciais, afixadas na Cruz de Cristo? 

Em uma conversa entre amigos, foi interrogado acerca das inicias escritas em uma cruz no alto de uma capela católica. Por isso que resolvi falar sobre este assunto aqui no blog e ao mesmo tempo tentar responder e expor a luz da Bíblia à pergunta feita, farei algumas considerações importantes que nos agregará conhecimento.

Nos quatro evangelhos que narram a morte e ressurreição de Jesus, só o de Lucas Cap. 23.38 e João 19.20 nos informam a respeito da inscrição sobre a cruz de Cristo em três idiomas. Doutor Lucas escreve que as letras foram: Gregas, romanas e Hebraicas. João o evangelista diz que foram: hebraicas, gregas e latinas (romanas). Não quero aqui debater em que ordem o título foi colocado, pois quanto a isso há várias posições. 

Alguns sugerem que tenha sido primeiro em latim depois em grego e, por fim, em hebraico, por que Pilatos, que era o procurador romano na Judéia, de Samaria e parte da Iduméía, teria se encarregado de escrever primariamente o título.

Segundo fontes de pesquisas, este título era escrito numa tábua caiada de gesso, cujo costume mandava colocá-lo acima da cabeça do condenado a crucificação, quando este estava na cruz. Os historiadores fazem referências a estes costumes.

É dito no livro Dificuldades bíblicas e outros estudos, no qual o historiador Eusébio (H. Eccl. V. 1) fala da condenação do mártir Átalo (um escravo cristão) desta maneira: “Assim Átalo, o mártir, foi levado em volta do anfiteatro com uma tabuleta diante dele inscrita: ‘Este é Átalo, o cristão’.”

Houve várias terminologias empregadas pelos evangelistas. Matheus diz: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus” (Mt 27.37); Marcos diz apenas : “O Rei dos Judeus” (Mc 15.26); Lucas , semelhantemente , afirma : “Este é o Rei dos Judeus” (Lc 23.38); e , finalmente, João declara : “Jesus Nazareno , Rei dos Judeus” (Jo 19.19). O testemunho mais aceito é o de João, por ter sido testemunha ocular do episódio da crucificação: “Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava [João] estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19.26). 

Há muitos que carregam crucifixos o INRI iniciais acima da cabeça de Cristo. INRI não era a inscrição real, mas é um acrônimo para "Iesvs Nazarenvs Rex Iudaeorvm." O sinal era conhecido como um titilum, ou título, e foi usado para descrever o crime do acusado.

Finalmente, respondendo à pergunta, as iniciais INRI formam uma abreviação latina da narrativa do evangelista João: “Jesus Nazareno, o Rei dos judeus” (Jo 19.19), que em latim se expressa: Iesus Nazarenus Rex Ludaeorum (INRI).

Graça e Paz à todos!

REFERÊNCIAS:
• STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD;
• SOARES, Ferreira Ebenézer. Dificuldades bíblicas e outros estudos, Volume 2 . CPAD.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin