Ide e Pregai

O Documentário é um resumo da história das Assembléias de Deus no Brasil a começar pela chegada dos missionários e pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará.

Ide e Pregai Titulo da Imagem

O Espelho dos Mártires

O Documentário relata em detalhe o modo de vida e as persiguições que sofreram os cristão primitivos e como foram martirizados os Apóstolos de Cristo.

O Espelho dos Mártires Titulo da Imagem

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto

O Ministério Living Waters, dos Estados Unidos, produziu recentemente um documentário impactante e fantástico sobre o aborto. O filme traz como título ‘180’ e instiga as pessoas a mudarem de opinião sobre o aborto e outras questões bíblicas.

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto Titulo da Imagem

Qualificações dos Presbíteros: Tem domínio de si 19

>> terça-feira, 13 de dezembro de 2011




antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si Tt 1:8

Introdução

Qualificação muito parecida com temperante, de 1 Timóteo, mas a palavra é outra. Aliás, essa palavra só aparece aqui neste versículo em todo o Novo Testamento. É uma palavra que significa forte, poderoso.

Grego

Em Tito εγκρατηζ - egkrates

Strongs
- forte, robusto, que tem poder sobre, possuído de (algo), que domina, controla, modera, restringe, que se controla, temperado, continente.

Rienecker e Rogers
auto-controle. Significa completo auto-domínio, que controla todos os impulsos apaixonados e mantém a vontade leal à vontade de Deus.

Outras versões

Outras traduções do mesmo termo em português:
Almeida Revista e Atualizada (ARA)que tenha domínio de si
Nova Versão Internacional(NVI)tenha domínio próprio
Almeida Revista e Corrigida(ARC)temperante
Nova Tradução na Linguagem de Hoje(NTLH)disciplinado
Tradução Brasileira(TB)que se governe a si mesmo

Comentários

Broadman – (-)
D. A. Carson (-)
Jamieson, Fausset e Brown "Alguém que tem suas paixões, língua, mãos e olhos, sob controle" [Crisóstomo]; "continente".
João Calvino (-)
John Gill no comer e beber; continente nas luxúrias da carne; e até mesmo se privando das coisas que poderiam ser usadas legitimamente, entretanto que não convém, por causa do fraco, da paz da igreja e da glória de Deus.
John MacArthur (-)
Matthew Henry vem de uma palavra que significa força e denota alguém que tem poder sobre seus apetites e afeições, ou, em coisas legítimas, pode, para bons fins, restringir-se e refrear-se.
New American Commentary Ele deve ser "disciplinado" (egkrate). Esta característica final também conclui a lista de frutos do Espírito de Paulo em Gal 5:23. O termo denota "poder de senhorio - sobre a si mesmo ou sobre alguma coisa".
William MacDonald Quanto a ele mesmo, deve ter domínio de si. É a isso que Paulo se referia em Gálatas 5:22-23: "O fruto do Espírito é (...) domínio próprio". Isso significa que a pessoa tem sob controle toda paixão e apetite para obedecer a Cristo. Embora o poder para isso possa vir apenas do Espírito Santo, deve haver disciplina e cooperação da parte do cristão.

Conclusão

Não há muita diferença entre essa qualificação e o temperante de 1 Tm 3:2. Aparentemente Paulo usou uma palavra que é um sinônimo, mas a intenção era a mesma. O presbítero é alguém controlado, capaz de se refrear, se dominar. Como dizem Rienecker e Rogers, "significa completo auto-domínio, que controla todos os impulsos apaixonados e mantém a vontade leal à vontade de Deus".
Próximo Artigo: Justo

Tradução (onde necessário): Juliano Heyse

Fonte: O Bom Caminho




0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin